Governo que Cumpre!

Descrição da área

Sabendo que historicamente os bairros periféricos do município são prejudicados no abastecimento por conta de materiais obsoletos e infraestrutura inadequada e sabendo que as ações de planejamento ficaram em segundo plano, esse eixo contem projetos e atividades que promovam a efetividade do controle e distribuição adequada de água no município e de ações de modernização da coleta e tratamento de esgoto. São visualizadas neste eixo os projetos e as atividades do Programa Saneamento Básico que tem a finalidade de automatizar a produção e distribuição da água e ampliar e padronizar o saneamento básico do município. As metas e objetivos do eixo estão descritos abaixo.

Acompanhe abaixo o que estamos a fazer em Saneamento Básico, Água e Esgoto no município.

Saneamento Básico, Água e Esgoto
Relatório
Notícias
  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Fortalecimento das ações de planejamento, evitando obras hidráulicas emergenciais

    SAAE investe na melhoria do abastecimento de água na cidade

    Em andamento - 1 de Outubro de 2019

    Novas tecnologias visam reduzir vazamentos. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE) está trabalhando na melhoria da distribuição de água na cidade. Além de quatro grandes obras que estão em andamento, a autarquia também está investindo em tecnologias que visam o controle de risco e vão possibilitar uma resposta mais rápida à população em casos de vazamentos e falta de água. O prefeito Samuca Silva contou que esses investimentos, de aproximadamente R$ 150 mil, vão resolver alguns problemas crônicos de falta de água no município. “Os bairros Cailândia e Mangueira sempre sofreram com a falta de água. A instalação dessas bombas vai melhorar a situação desses bairros. As novas tecnologias que o Saae VR está implantando também facilitarão o dia a dia das comunidades, que serão atendidas de forma mais rápida e eficiente”, informou o prefeito..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/69-not%C3%ADcias/saae-vr/1845-sa....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    Saae faz troca de bomba para o abastecimento de água no São Luiz

    Em andamento - 24 de Setembro de 2019

    O Saae realizou nesta terça-feira (23) a troca da bomba de abastecimento de água no bairro São Luiz, em Volta Redonda. O serviço é uma medida para melhorar o abastecimento na região, informou a autarquia. Também foram trocados o painel e motor, o que poderá aumentar a potência do equipamento e a vazão de água. De acordo com o Saae, a segunda etapa para aumentar o abastecimento é a construção de uma rede adutora de água, de quase quatro quilômetros, no bairro. A obra já está em processo de licitação e será feita através de uma parceria público-privada..

    https://diariodovale.com.br/cidade/saae-faz-troca-de-bomba-para-o-a....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Fortalecimento das ações de planejamento, evitando obras hidráulicas emergenciais

    SAAE-VR fará manutenção na Estação de Tratamento de Água do Belmonte

    Em andamento - 13 de Agosto de 2019

    Com objetivo de garantir a qualidade da água fornecida à população de Volta Redonda, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) fará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte. O serviço, realizado anualmente, será executado neste domingo, dia 18, entre 7h e 17h. Para realizar essa manutenção, o abastecimento em toda cidade terá que ser interrompido. A recomendação é o uso racional da água, evitando desperdício, para minimizar os transtornos..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/69-not%C3%ADcias/saae-vr/1637-sa....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    SAAE segue com obras de ampliação da rede de drenagem pluvial no Conjunto Vila Rica

    Em andamento - 31 de Julho de 2019

    A prefeitura municipal através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae VR) vem realizando obras de ampliação da rede de drenagem pluvial para atendimento aos moradores das ruas 23 e 24, próximo a Praça do Rodo, centro do bairro Conjunto Habitacional Vila Rica. As obras começaram esta semana, em razão da movimentação de caminhões, homens e máquinas no entorno da praça, parte da Avenida 5 foi interditada parcialmente. O investimento que começou esta semana, é uma reivindicação feita há mais de 10 anos dos moradores e está sendo solucionada na administração do prefeito Samuca Silva..

    https://destaquepopular.com.br/2019/07/31/saae-segue-com-obras-de-a....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Reestruturar o sistema de reservação

    Prefeito Samuca Silva faz entrega de reservatório no bairro Vista Verde

    Em andamento - 10 de Maio de 2019

    Aproximadamente 1500 pessoas serão beneficiadas com o início das operações Visando desatar mais um dos vários nós de Volta Redonda, o prefeito Samuca Silva esteve na tarde desta quinta-feira, dia 9, no bairro Vista Verde, para resolver o problema de falta de água e colocar para funcionar um reservatório com capacidade de 60 mil litros de água. Aproximadamente 1500 pessoas serão beneficiadas com a distribuição de água potável no bairro. “Estamos resolvendo um problema histórico no bairro que prejudicava aproximadamente 240 famílias. Colocamos para funcionar esse reservatório e quero aproveitar para agradecer a toda associação de moradores, ao Saae e a todos os funcionários que fazem uma gestão pública eficiente. É assim, controlando as dívidas que vamos conseguir cada vez mais investir na cidade”, frisou Samuca..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/42-noticias-em-destaque/saae-vr/....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Reestruturar o sistema de reservação

    Saae-VR iniciará impermeabilização no reservatório Santa Cruz

    Em andamento - 26 de Fevereiro de 2019

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda dará inicio ao serviço de impermeabilização do reservatório do bairro Santa Cruz, nesta terça-feira, dia 26. O presidente do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, informou que para isso será necessária a paralisação do abastecimento de água durante o dia. Os bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur poderão ser afetados..

    https://destaquepopular.com.br/2019/02/26/saae-vr-iniciara-impermea....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    SAAE-VR iniciará a impermeabilização no reservatório Santa Cruz

    Em andamento - 25 de Fevereiro de 2019

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda informa que nesta terça-feira, dia 26, dará inicio ao serviço de impermeabilização do reservatório do bairro Santa Cruz.Para isso será necessária a paralização do abastecimento de água durante o dia. Os bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur poderão ser afetados.Logo que os serviços forem finalizados o abastecimento será restabelecido.Pedimos à população da localidade que utilize a água de forma consciente, evitando desperdícios.

    http://www.saaevr.com.br/noticias_detalhes.asp?cod=7337.

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Aprovação de ações para melhoria na rede coletora de esgoto em todo o Município

    Volta Redonda ganhará Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Três Poços

    Cumprido - 31 de Janeiro de 2019

    Mais de 15 mil moradores serão beneficiados com essa nova construção Um convênio, existente desde 2008, em parceria do Estado com o Município beneficiará agora moradores do bairro Três Poços e Água Limpa. Na tarde desta terça-feira, dia 29, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Omar Kirchmeyer, esteve em Volta Redonda, para conhecer as obras realizadas pelo convênio e mostrar os benefícios que as próximas construções trarão para o município. O objetivo de firmar esse convênio é para realizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Três Poços, onde serão beneficiados aproximadamente 15 mil moradores locais e do bairro Água Limpa..

    https://destaquepopular.com.br/2019/01/31/volta-redonda-ganhara-est....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Aprovação de ações para melhoria na rede coletora de esgoto em todo o Município

    Volta Redonda ganhará Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Três Poços

    Cumprido - 30 de Janeiro de 2019

    Mais de 15 mil moradores serão beneficiados com essa nova construção Um convênio, existente desde 2008, em parceria do Estado com o Município beneficiará agora moradores do bairro Três Poços e Água Limpa. Na tarde desta terça-feira, dia 29, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Omar Kirchmeyer, esteve em Volta Redonda, para conhecer as obras realizadas pelo convênio e mostrar os benefícios que as próximas construções trarão para o município..

    https://diariodovale.com.br/cidade/volta-redonda-ganhara-estacao-de....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Busca de recursos e parcerias para que os índices de coleta e tratamento de esgoto

    SAAE-VR inaugura reforma geral da ETE no Volta Grande IV

    Em andamento - 9 de Janeiro de 2019

    Obra vai beneficiar cerca de 700 famílias do bairro O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) inaugurou nesta quarta-feira, dia 09, a reforma geral da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Volta Grande IV, que contempla cerca de 700 famílias. A ETE tem capacidade de tratar oito litros de esgoto sanitário por segundo. Foram investidos nessa obra cerca de R$ 230 mil de recursos próprios do Saae VR..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/42-noticias-em-destaque/saae-vr/....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Aprovação de ações para melhoria na rede coletora de esgoto em todo o Município

    Saae-VR inaugura reforma geral da ETE Volta Grande IV nesta quarta-feira, dia 09

    Cumprido - 9 de Janeiro de 2019

    Obra vai beneficiar cerca de 700 famílias do bairro O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) inaugurou nesta quarta-feira, dia 09, a reforma geral da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Volta Grande IV, que contempla cerca de 700 famílias. A ETE tem capacidade de tratar oito litros de esgoto sanitário por segundo. Foram investidos nessa obra cerca de R$ 230 mil de recursos próprios do Saae VR..

    https://sulfluminenseonline.com/saae-vr-inaugura-reforma-na-ete-no-....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Aprovação de ações para melhoria na rede coletora de esgoto em todo o Município

    Saae-VR investe R$ 5,6 milhões em melhorias em 2018

    Cumprido - 24 de Dezembro de 2018

    utarquia promoveu diversas intervenções e construções que beneficiaram a população, e planeja mais para o ano que vem O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) fecha o balanço do ano de 2018 com cerca de R$ 5,6 milhões em investimentos em melhorias para a população e seus funcionários, somados recursos próprios e obtidos por meio de parcerias. Dentre as ações estão novas redes de água e de esgoto, além de obras civis como construções e reformas de elevatórias, estações de tratamento, entre outras. De acordo com o gerente técnico do Saae-VR, o engenheiro Sérgio Meira Silva, foram construídos em 2018 mais de 8km de rede de água potável, com investimento de R$ 1,8 milhão, beneficiando mais de 6 mil famílias..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/42-noticias-em-destaque/saae-vr/....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    Samuca realiza reinaugurações de elevatórias em diversos bairros de Volta Redonda

    Em andamento - 12 de Novembro de 2018

    O prefeito passou pelos bairros Jardim Suíça, Ponte Alta e Siderlândia. Juntos esses bairros atendem mais de 20 mil pessoas Nesta segunda feira, dia 12, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, reinaugurou as elevatórias de água potável dos bairros Jardim Suíça, Ponte Alta e Siderlândia. O abastecimento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atende mais de 20 mil pessoas desses bairros e de localidades vizinhas. Dentre os serviços realizados, estão as reformas das elevatórias, revitalização do telhado e embolso, além de pinturas e contenções de vazamento..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/24-noticias-em-destaque/gabinete....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    SAAE VR aproveita parada programada na ETA para ampliar manutenção na rede de água de Volta Redonda

    Em andamento - 27 de Setembro de 2018

    A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE VR) parou neste domingo, 5, das 8h às 17h00, a principal Estação de Tratamento de Água( ETA-Belmonte). A operação programara, serviu para realizar a manutenção corretiva anual, que garante e amplia a qualidade da água servida à população da cidade..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/42-noticias-em-destaque/saae-vr/....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Busca de recursos e parcerias para que os índices de coleta e tratamento de esgoto

    Indice de coleta e tratamento de esgoto irá aumentar em Volta Redonda

    Em andamento - 8 de Junho de 2018

    SAAE de Volta Redonda investe em obras no município Objetivo é aumentar capacidade de tratamento de esgoto Atualmente o SAAE-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) opera oito estações de tratamento de esgoto, que se localizam nos bairros Volta Grande, Roma, Vila Rica, São Sebastião, Padre Josimo, Santa Cruz, Parque do Contorno e a ETE Gil Portugal, na Vila Santa Cecília. Juntas, essas estações tratam cerca de 30% do esgoto do município. Visando aumentar a porcentagem do tratamento na cidade, o SAAE está investindo em outras três obras..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/9-noticia-destaque/4315-saae-de-v....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Ações de combate e controle de perdas reais (38%) no fornecimento de água

    SAAE irá trocar mais de 5 mil hidrômetros no município

    Em andamento - 2 de Março de 2018

    SAAE–VR prepara a troca de hidrômetros antigos Manutenção não vai gerar custo para usuário. Cidade tem cerca de 5 mil hidrômetros parados ou quebrados Conforme registros do SAAE, Volta Redonda tem 68% de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e cerca de 5 mil hidrômetros parados. Segundo o SAAE, o equipamento ultrapassado compromete a medição. Visando garantir a correta e justa medição, o SAAE vai iniciar a troca desses equipamentos. A manutenção não vai gerar custo para o usuário. O Diretor-executivo do SAAE, José Geraldo Santos, o Zeca, explicou que entre os parâmetros para a troca está o tempo de uso..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/9-noticia-destaque/3794-saae-vr-p....

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Reestruturar o sistema de reservação

    SAAE vai ampliar e reformar o sistema de bombeamento do Padre Josimo

    Em andamento - 29 de Setembro de 2017

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciará na próxima segunda-feira, dia 02 de outubro, a ampliação e reforma do sistema de bombeamento do bairro Padre Josimo Tavares. Durante a obra, será instalada uma segunda bomba centrífuga no local, com o objetivo de potencializar os reparos de manutenção no sistema de abastecimento, reduzindo os impactos da falta d’água no bairro. A obra está orçada em R$ 43 mil e será realizada através de recursos próprios. A previsão é que seja concluída em três meses, beneficiando aproximadamente 3200 famílias..

    http://www.saaevr.com.br/noticias_detalhes.asp?cod=5216.

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Aprovação de ações para melhoria na rede coletora de esgoto em todo o Município

    SAAE realiza reparos em rede de água e esgoto nos bairros

    Cumprido - 15 de Agosto de 2017

    A equipe de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), concluiu durante a manhã de hoje, dia 15, os reparos na rede de esgoto da Rua Maria Cecília, no bairro Retiro. O trabalho foi feito em 40 metros da rede e vai atender dez famílias que residem no local. No Centro da cidade, uma manutenção corretiva na rede de água potável, foi iniciada no último domingo, na Avenida Amaral Peixoto, próximo ao posto de combustíveis JK. Durante a noite de ontem, a equipe concluiu o serviço, normalizando o abastecimento dos bairros Jardim Normândia, Jardim Amália e Centro..

    http://www.saaevr.com.br/noticias_detalhes.asp?cod=4183.

  • SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA E ESGOTO

    Programa: Saneamento Básico

    Meta: Fortalecimento das ações de planejamento, evitando obras hidráulicas emergenciais

    SAAE realiza seminário “perspectivas desafios e oportunidades” em Volta Redonda

    Em andamento - 11 de Abril de 2017

    Saae-VR realiza o seminário ‘Perspectivas, Desafios e Oportunidade: Uma visão para o futuro’ Com a ação, o Saae estabeleceu uma linha direta com o cidadão Pela primeira vez o Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de forma transparente e aberta ao diálogo, apresentou o seminário ‘Perspectivas, Desafios e Oportunidade: Uma visão para o futuro’. O evento foi realizado no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), nesta quinta-feira, dia 6. O objetivo da autarquia, seguindo a solicitação do poder executivo, é abrir as portas para a sociedade, fortalecendo assim a pasta através do diálogo com o cidadão e a eficiência da nova gestão..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/component/content/article/9-notic....