Governo que Cumpre!

Descrição da área

Sabendo que a educação do município carece de uma reestruturação física e investimento pedagógico, esse eixo estratégico está composto por projetos e atividades previstas no Programa Educação Básica de Qualidade, que visa oferecer uma educação municipal inovadora, com excelência acadêmica e o desenvolvimento da sociedade; no Programa Democratização de Acesso à Educação, que visa ampliar o tempo, espaço e oportunidades educacionais no município; e no Programa Cidade da Juventude, que visa oferecer meios de desenvolvimento humano, profissional e social para os jovens do município. As metas e objetivos do eixo estão descritos abaixo.

Acompanhe abaixo o que estamos a fazer em Educação no município.

Educação
Relatório
Notícias
  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Volta Redonda abre concurso público para 606 vagas na educação

    Cumprido - 8 de Novembro de 2019

    Com o objetivo de reformar a estrutura funcional da Secretaria Municipal de Educação (SME), priorizando os servidores de carreira e, com isso, seguir na busca pela melhoria contínua no ensino público da cidade, a Prefeitura de Volta Redonda lançou um novo concurso público, para contratação de 606 professores (Docentes I e II). O edital de Nº. 009/2019 já está disponível para os interessados em realizar a prova que acontecerá no dia 22 de dezembro. As inscrições começam no próximo dia 11 e serão encerradas no dia 25 de novembro e o objetivo é o preenchimento de vagas no quadro da SME. As habilidades de Docente I são para Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática..

    https://diariodovale.com.br/tempo-real/volta-redonda-abre-concurso-....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Volta Redonda realiza formação continuada da Educação Infantil

    Cumprido - 30 de Outubro de 2019

    Com o objetivo de contribuir para a qualidade do ensino no município, a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME), através do Departamento Pedagógico, está promovendo uma capacitação para os profissionais da rede baseado em uma pesquisa científica. Nesta terça-feira, dia 29, aconteceu o primeiro dia de atividades no auditório da SME, no bairro Niterói. E na sexta-feira, dia 1º, será realizada a segunda etapa da formação dos profissionais da educação. “Durante todo o ano letivo, a SME e a equipe do Departamento Pedagógico vêm promovendo formações e atividades para melhorar ainda mais a qualidade do ensino de Volta Redonda, valorizando, também, o profissional que trabalha na ponta, com os alunos. São ações permanentes que geram um resultado muito bom no aprendizado”, explicou o prefeito Samuca Silva..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1973....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Ações que visem oferecer educação em tempo integral para 25% dos alunos municipais da educação básica

    Nova Creche em Tempo Integral estará pronta em Dezembro

    Em andamento - 18 de Outubro de 2019

    Espaço vai atender 100 crianças no bairro Retiro já no início do ano letivo de 2020. A nova creche 100% integral de Volta Redonda, que está sendo construída no bairro Retiro, encontra-se na fase de acabamento. Cerca de 80% da obra já foi concluída e a previsão de término é para o começo do mês de dezembro. O investimento é de mais de R$ 1,4 milhão na construção do novo espaço, que vai atender 100 crianças no início do ano letivo de 2020. Essa será a segunda creche totalmente em tempo integral entregue à população da cidade. “As obras estão avançadas e em dezembro devem ser concluídas. Depois desse processo, começamos a colocar o mobiliário da creche. Será a segunda unidade escolar 100% em tempo integral, atendendo uma demanda de vagas na cidade e, principalmente, mudando a rotina de várias famílias”, explicou o prefeito Samuca Silva..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1927....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Revisão dos horários das creches municipais

    Com 8 meses, 1ª Creche 100% integral apresenta resultados positivos

    Em andamento - 11 de Outubro de 2019

    Duzentas crianças de seis meses a três anos de idade são atendidas na primeira creche 100% integral de Volta Redonda com todo cuidado e tranquilidade para as famílias. Inaugurado em fevereiro, o Centro Municipal de Educação Infantil Maria dos Santos Ribeiro Hygino (Cmei) fica no bairro Vila Rica e funciona com duas turmas de berçário, três de Maternal I, três de Maternal II e duas de Maternal III. “Nosso objetivo é garantir que as famílias possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança. Estamos construindo uma nova unidade de tempo integral que vai beneficiar mais famílias. Fico satisfeito porque essas ações colaboram com o crescimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida e a educação do município”, disse o prefeito Samuca Silva, destacando que, em breve, mais 100 famílias da região do bairro Retiro também serão beneficiadas com a construção de mais uma unidade escolar em tempo integral..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1889....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/73-not%C3%ADcias/coordjuv/1877-cursos-da-unipop-est%C3%A3o-com-vagas-abertas

    Cumprido - 10 de Outubro de 2019

    A Prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, está com inscrições abertas para cursos gratuitos na Universidade Popular (Unipop). Os interessados devem realizar o cadastro até o dia 15 de outubro pelo site da prefeitura ou presencialmente, na própria Coordenadoria, localizada no prédio da Secretaria de Ação Comunitária (SMAC), no bairro Nossa Senhora das Graças, ou na Universidade, que funciona no antigo Colégio Maranhão, no bairro Eucaliptal. São oferecidas 164 vagas para os cursos disponíveis, sendo 69 para a turma de reforço de matemática, 25 para reforço de ciências e 35 pra aqueles que querem aulas de reforço de português. Já o curso de robótica oferece 10 vagas e as 25 restantes são para o pré-vestibular intensivo..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/73-not%C3%ADcias/coordjuv/1877-c....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Reestruturação estratégica da Fevre

    Volta Redonda realiza 1º Prêmio FEVRE educadores inspiradores

    Em andamento - 10 de Outubro de 2019

    Para identificar, valorizar e divulgar boas práticas e experiências educativas de qualidade, a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) irá realizar o 1º Prêmio Fevre Educadores Inspiradores. A ação é uma iniciativa para a valorização do trabalho docente e a disseminação de ações educativas de sucesso planejadas e executadas por professores, diretores, supervisores e orientadores educacionais nas unidades da rede municipal de ensino de Volta Redonda. As inscrições já estão disponíveis e vão até dia 1º de novembro, através do link: https://forms.gle/RWGs69MD4HwB8zsB9..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/64-not%C3%ADcias/fevre/1880-volt....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Volta Redonda realiza o segundo aulão do projeto "FEVRE ligada ao ENEM"

    Cumprido - 27 de Setembro de 2019

    Objetivo é preparar estudantes para as provas de novembro e facilitar acesso ao ensino superior nas universidades federais. A Prefeitura de Volta Redonda, através da Fundação Educacional de Volta Redonda( Fevre) promoveu na tarde desta quinta-feira(26), das 13h30 às 17h30, o segundo aulão preparatório para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e aqueles que já concluíram o Ensino Médio, e pretendem fazer as provas de final do ano do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame abre as portas das universidades federais, de acordo com a classificação e vagas. As aulas são gratuitas e ministradas por um corpo docente da própria Fevre e professores convidados..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1830....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Seminário de Educação Integral reúne profissionais em Volta Redonda

    Cumprido - 23 de Setembro de 2019

    Cerca de 70 profissionais de quatro escolas da rede pública de Volta Redonda participaram na manhã desta sexta-feira, dia 20, do Seminário de Educação Integral no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Niterói. Professores, diretores, orientadores educacionais, supervisores assistiram a uma palestra sobre educação integral e se reuniram para trocar experiências da sala de aula. Estavam presentes profissionais das escolas municipais Mato Grosso, Amazonas, Pernambuco e Maria Carraro..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1809....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Prefeito dá posse aos professores auxiliares de Educação Infantil

    Cumprido - 20 de Setembro de 2019

    Nesta quarta-feira, dia 18, mais 57 profissionais, sendo 26 cuidadores e 31 auxiliares de educação infantil, aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação, foram empossados em Volta Redonda. A cerimônia de aconteceu no auditório da SME, no bairro Niterói, e contou com a presença do prefeito Samuca Silva. Também estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Rita Andrade; de Planejamento, Enock Azevedo; a ouvidora geral do município, Cristiane Cunha; e a diretora do departamento de Gestão de Pessoas da PMVR, Renata Cândido, que deu às boas vindas para os novos funcionários e falou sobre a valorização dos servidores públicos na cidade.

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1804....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Estruturar o Atendimento Educacional Especializado

    Volta Redonda promove o II Fórum de Educação Especial

    Em andamento - 12 de Setembro de 2019

    A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 11, o II Fórum de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. Participaram cerca de 230 professores de 96 unidades educacionais, sendo creches e escolas de ensino infantil e fundamental nível I e II. O evento aconteceu no auditório da SME, no bairro Niterói. O tema do encontro foi ‘Relação Família x Escola, Espaço de Diálogo’. As palestras na segunda fase do fórum foram ministradas pelas professoras convidadas, Maria Nazaret Pinto Pereira e Sandra Maria de Souza. A participação musical foi com o professor e músico Bruno Marcondes Guimarães, da Escola Especializada Hilton Rocha..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1772....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Volta Redonda recebe a 3ª edição da Feira Educação e Carreira (FEC), maior evento do segmento no sul do estado com entrada gratuita

    Cumprido - 9 de Setembro de 2019

    A maior Feira de Educação e Carreira do Sul do Estado está de volta. Na próxima semana, de 11 a 14 de setembro, acontece na Ilha São João em Volta Redonda, a 3ª edição da Feira de Educação e Carreira. Em 2019, o evento acontece de quarta a sábado, continua gratuito e traz novidades para os visitantes com atividades interativas e mudanças na estrutura física. O objetivo da Feira é estimular a empregabilidade, o desenvolvimento de carreira, a produção de conhecimento, o pensamento crítico, criativo e inovador e também, o espírito empreendedor. Por isso, têm atividades voltadas para alunos de ensino médio e técnico, universitários, professores, profissionais de mercado e entusiastas da área..

    https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitari....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Volta Redonda realiza III Encontro dos Profissionais da Educação Infantil

    Cumprido - 30 de Agosto de 2019

    Cerca de mil profissionais participaram de oficinas oferecidas pela SME. A Secretaria de Educação de Volta Redonda, através do seu Departamento Pedagógico, realizou durante esta sexta-feira, dia 30, o III Encontro dos Profissionais da Educação Infantil. Cerca de mil profissionais participaram do evento que aconteceu no Instituto de Cultura Técnica (ICT/FASF) em dois horários, manhã e tarde. O objetivo do Encontro é possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da Educação Infantil, socializando práticas que contribuem para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1723....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Volta Redonda investe em capacitação em tecnologia e inovação

    Cumprido - 23 de Agosto de 2019

    Um equipe da Prefeitura de Volta Redonda visitou nesta semana na capital paulista, a sede da Oracle – empresa norte-americana de tecnologia e informática. Estavam presentes o diretor-presidente da EPD-VR (Empresa de Processamentos de Dados de Volta Redonda), Matheus Moreira, o secretário municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Carlos Rosa, e o subsecretário municipal de Educação, Leandro Flores. De acordo com o diretor-presidente da EPD, a visita teve dois objetivos. O primeiro foi firmar uma parceria com o programa Oracle Academy, da empresa norte-americana, que proporciona a capacitação de professores nas plataformas, produtos e soluções que a Oracle oferece. Segundo ele, essa capacitação no mercado comum tem um custo alto e envolve níveis de certificação..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/36-noticias-em-destaque/epd/1694....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Prefeito faz abertura de aulão que prepara alunos para ENEM

    Cumprido - 23 de Agosto de 2019

    O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou da abertura do aulão do projeto ‘FEVRE ligada ao Enem’ (Exame Nacional do Ensino Médio), que prepara estudantes que estão concluindo o 3º ano do ensino médio e para aqueles que já concluíram e estão esperando as provas do final do ano, cujas notas classificatórias abrem as portas das universidades federais no país. As aulas são gratuitas e abertas para alunos de escolas públicas e particulares. Cerca de 150 estudantes se inscreveram..

    http://www.focoregional.com.br/Noticia/prefeito-abre-aulao-que-prep....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Revisão dos horários das creches municipais

    Retiro vai receber segunda creche em tempo integral da cidade

    Em andamento - 21 de Agosto de 2019

    Volta Redonda está prestes a ter a segunda creche em tempo integral do município. A unidade já está em fase de construção e deverá ser utilizada pelos novos alunos no início do ano letivo de 2020. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acompanhou o andamento da obra na Avenida Sávio Gama, no bairro Retiro. O prefeito Samuca Silva explicou que a unidade já estará funcionando a partir do próximo ano letivo. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão na construção da unidade..

    http://www.focoregional.com.br/Noticia/retiro-vai-receber-2a-creche....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    SME realiza Formação Sobre Primeiros Socorros

    Cumprido - 20 de Agosto de 2019

    A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda através do Departamento Pedagógico vai realizar nessa quarta-feira, dia 21, uma Formação Sobre Primeiros Socorros para os profissionais de Educação Infantil do município. Cerca de 170 profissionais devem participar da atividade, que será realizada no auditório da SME, no bairro Niterói. A formação possibilita que os profissionais consigam agir em situações emergenciais de forma adequada. Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, a formação vem ao encontro da Lei Nº 13.722/18, mais conhecida como Lei Lucas..

    https://destaquepopular.com.br/2019/08/20/sme-realiza-formacao-sobr....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Concurso Público: Prefeitura promove integração para novos profissionais da Educação

    Cumprido - 13 de Agosto de 2019

    A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Educação (SME) realizou nesta segunda-feira, dia 12, um processo de integração para os recém convocados para assumir os cargos de auxiliar de educação infantil e cuidador, na rede municipal de ensino. A ação aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 50 selecionados que participaram de recente concurso público..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1641....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Profissionais da Educação recebem capacitação

    Cumprido - 13 de Agosto de 2019

    Com o tema “Professor saudável, educação de excelência”, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), junto com o Programa de Saúde do Trabalho da secretaria municipal de Saúde e a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) promovem nesta quarta-feira, dia 14, o 2º Fórum em Saúde do Trabalhador com os Profissionais da Rede Municipal de Educação. O evento vai reunir cerca de 400 profissionais no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase), divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde..

    https://avozdacidade.com/wp/profissionais-da-educacao-de-volta-redo....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Professores de Volta Redonda participam de formação para Prova Brasil

    Cumprido - 9 de Agosto de 2019

    A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nos dias 8 e 9, quinta e sexta-feira, uma formação continuada para Prova Brasil, destinada aos profissionais de Português (que atuam nos anos iniciais) e de Matemática (para os que atuam nos anos finais). Mais de 140 pessoas entre professores e supervisores educacionais da SME e da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) participaram da atividade, que aconteceu no auditório da SME, no bairro Niterói e na Escola Municipal Maria José Campos Costa, que fica no bairro Volta Grande I..

    https://destaquepopular.com.br/2019/08/09/professores-de-volta-redo....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Escola Marizinha Félix receberá obras de emergência

    Cumprido - 7 de Agosto de 2019

    A Secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, juntamente com agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, esteve na manhã desta quarta-feira (07), na Escola Municipal Marizinha Félix Teixeira de Lima. A unidade, que fica na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, nº 3016, no bairro Três Poços, passou por vistoria que identificou a necessidade de interdição de alguns pontos da escola. Os agentes da Defesa Civil, Abner Vale e Alfredo Pinto de Azevedo Neto, fizeram uma avaliação minuciosa e um relatório posterior aconselhou a interdição de um acesso, uma sala de aula, além da sala e do banheiro dos professores..

    https://diariodovale.com.br/cidade/escola-municipal-marizinha-felix....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    SME realiza curso de formação para novos auxiliares de educação infantil

    Cumprido - 4 de Agosto de 2019

    Neste sábado, dia 3, a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) realizou um curso de formação para os 154 recém convocados para assumir o cargo de auxiliar de educação infantil na rede municipal. O curso faz parte da formação continuada dos profissionais, que conta com parte teórica e prática. No primeiro momento a equipe pedagógica da SME explicou a rotina de trabalho para os auxiliares e depois exemplificou na prática essas vivências que serão comuns no dia a dia de trabalho..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1589....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Prefeitura realiza investimentos em infraestrutura de unidades escolares

    Cumprido - 31 de Julho de 2019

    A Secretaria de Educação de Volta Redonda segue realizando investimentos na infraestrutura das unidades escolares do município. Ao todo 9 escolas estão passando por obras e 11 estão sendo revitalizadas. As ações em andamento incluem pintura, acessibilidade, telhado, saída de emergência até projeto de incêndio. Algumas obras são realizadas por empresas que participam de processo licitatório, outras com a equipe própria da SME, que ainda conta com o apoio da Secretaria de Infraestrutura (SMI)..

    https://destaquepopular.com.br/2019/07/31/prefeitura-realiza-invest....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Prefeitura se antecipa e garante kit escolar e uniformes para 2020

    Cumprido - 31 de Julho de 2019

    Pensando no ano letivo de 2020 a prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria de Educação, já se antecipou e garantiu os uniformes e o kit escolar destinados a 37 mil alunos da rede municipal de ensino. A aquisição do kit escolar foi garantido através da adesão à ata de registro de preços realizado pelo Fundo Nacional da Educação Básica do governo federal, já o uniforme foi aderido através do mesmo processo do ano anterior, para manter o padrão de qualidade. Mais de 3 milhões de reais foram investidos na aquisição dos itens. Neste ano realizou-se um levantamento com todas as escolas para os tamanhos dos uniformes que serão usados no próximo ano..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1566....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Ações que visem oferecer educação em tempo integral para 25% dos alunos municipais da educação básica

    Município aumenta em 36 o número de turmas de tempo integral em creches desde 2017

    Em andamento - 26 de Julho de 2019

    Volta Redonda aumentou em quase quatro vezes o número de turmas de tempo integral nas creches desde 2017. Antes o município contava com 16 turmas e hoje o número subiu para 52. Esse aumento tem a ver com os constantes investimentos feitos pela prefeitura na educação do município. Atualmente a cidade conta com uma creche totalmente integral e 14 com turmas integrais e parciais. A assessora da coordenadoria de Supervisão Escolar, Jane do Valle Reis, contou que a faixa etária dos alunos vai de quatro meses a 2 anos e 11 meses. “As turmas integrais tem seu horário de 7h às 17h, os alunos são atendidos com professor e auxiliar. Em um turno é desenvolvido a parte pedagógica e no outro acontece a estimulação das crianças, banho, alimentação e etc.”, disse..

    https://destaquepopular.com.br/2019/07/26/volta-redonda-teve-um-aum....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Mais de 150 novos auxiliares de educação são convocados

    Cumprido - 15 de Julho de 2019

    Cerca de 150 profissionais ingressarão no serviço público no início de agosto em Volta Redonda. A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu nesta segunda-feira, dia 15, os profissionais aprovados no concurso público para auxiliar de educação infantil. Cerca de 150 profissionais compareceram ao auditório da SME, onde ouviram sobre os procedimentos e etapas da contratação..

    https://www.programadariodepaula.com.br/2019/07/15/sme-convoca-apro....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Estruturar o Atendimento Educacional Especializado

    Escola especializada para autistas tem festa junina para alunos, familiares e comunidade

    Em andamento - 12 de Julho de 2019

    Com o objetivo de promover integração entre professores, alunos, familiares e a comunidade o SEMEIA (Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista Thereza Chicarino) realizou na manhã e à tarde nesta quinta-feira, dia 11, a Festa Junina da instituição. O evento faz parte do calendário para socialização na escola que prevê de três a quatro encontros por ano..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1480....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Estruturar o Atendimento Educacional Especializado

    Professores da rede municipal são capacitados em educação especial e inclusiva

    Em andamento - 11 de Julho de 2019

    Atividade preparou cerca de 100 professores da rede municipal de Educação dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 100 professores, divididos em duas turmas de 50 pela manhã e 50 na parte da tarde, todos da rede municipal de educação que atende os Anos Iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foram capacitadas nesta quarta-feira, 10 de julho, no auditório do Teatro Prof. Jesus Moreira Maciel, anexo do Colégio João XXIII, na Avenida Antonio de Almeida, no bairro Retiro..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1478....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Prefeito Samuca Silva reúne equipe visando ações de melhorias para o Unipop

    Cumprido - 10 de Julho de 2019

    O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva esteve reunido na tarde desta terça-feira, dia 09, com a equipe de secretários e autarquias do município para mapear as necessidades estruturais da Universidade Popular (Unipop) e estudarem a possibilidades de inclusão de novos cursos de extensão no local. Representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) também estiveram presentes..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/46-noticias-em-destaque/coordjuv....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Educação apresenta Grupo de Apoio a Alfabetização para aperfeiçoar o ensino

    Em andamento - 4 de Julho de 2019

    Encontro reuniu cerca de 120 diretores, supervisores e orientadores educacionais no auditório da Secretara Municipal de Educação. O auditório da SME (Secretaria Municipal de Educação) no bairro Niterói foi o palco nesta quarta-feira, dia 3, de um encontro para a apresentação do grupo GAMA (Grupo Municipal de Apoio a Alfabetização), uma instância da SME que tem por objetivo aprimorar a política de alfabetização do sistema de ensino municipal. Cerca de 120 diretores, supervisores e orientadores educacionais de 43 escolas participaram da reunião, visando ampliar o foco na alfabetização de crianças, do 1º e 2º anos da educação fundamental..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/17-not%C3%ADcias/sme/1440-educa%....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Projeto Educação Empreendedora chega nas Escolas Municipais de Volta Redonda

    Em andamento - 27 de Maio de 2019

    Professores da Rede Municipal de Ensino iniciam treinamento no Projeto de Empreendedorismo nas Escolas A Educação empreendedora tem um espaço de destaque na Educação. Através dela os estudantes podem desenvolver algumas habilidades importantes para o seu desenvolvimento, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções. Com esse foco, a secretaria de Educação de Volta Redonda, em parceria com o Sebrae, iniciou no último sábado, dia 25, a capacitação dos professores que serão os multiplicadores da metodologia do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), um grande projeto que o Sebrae realiza em conjunto com os municípios para incentivar e promover a Educação Empreendedora. O treinamento dos professores será dividido por segmento, sendo os do Ensino Fundamental anos iniciais uma carga horária de 28 horas e para os professores do Ensino Fundamental anos finais, com carga horária de 25 horas. Além de conteúdo rico e dinâmico, o treinamento terá muitas oficinas para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Será uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiência para os professores participantes que depois terão a grande missão de compartilhar com os alunos essa vivência no mundo do empreendedorismo..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1262....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Professores de Volta Redonda receberão piso nacional com recursos da Dívida Ativa

    Em andamento - 20 de Maio de 2019

    O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, informou aos profissionais de educação que em breve pagará o Piso Nacional do Magistério a todos os professores da rede municipal. O anúncio foi feito na abertura do Fórum de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação, nesta segunda-feira, dia 20. Segundo o prefeito, apesar da crise financeira e o alto índice de endividamento, através de uma gestão inovadora a cidade avança para cumprir o piso do magistério. Ainda neste mês haverá licitação para que instituições financeiras apresentem propostas para realizarem a cobrança da dívida pública (inscritas em Dívida Ativa), que atualmente é de R$ 2 bilhões. – Meu único compromisso financeiro, realizado até agora, com esse recurso, com esse contrato, é melhorar o salário do profissional de educação. Assinando o contrato, vamos pegar parte desse recurso e honrar meu compromisso para que nenhum profissional de educação de Volta Redonda receba menos que o piso nacional -, acrescentou o prefeito..

    https://diariodovale.com.br/politica/professores-de-volta-redonda-r....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Avaliação das ações das estratégias do Plano Municipal de Educação

    Fórum de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação acontece em Volta Redonda

    Cumprido - 20 de Maio de 2019

    O auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda sediou na manhã desta segunda-feira, dia 20, o Fórum de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). Durante o evento foram votadas as alterações propostas para o plano e em seguida, esse plano será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal. De acordo com a coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME, Sammar Bella Santos, a análise técnica foi apresentada durante o Pré-Fórum no Colégio Getúlio Vargas, onde participaram cerca de 400 pessoas, e nesta segunda-feira, é realizado o fórum que é deliberativo, decidindo quais alterações que serão feitas. “O PME foi aprovado em 2017 e é um planejamento para 10 anos para a educação. De dois em dois anos, ele precisa ser monitorado e avaliado. Precisamos saber se o que estava previsto no plano está acontecendo e se está em andamento. Essa primeira etapa é o monitoramento, acompanhar as ações previstas para a educação, e avaliar o plano, tornar mais adequado”, explicou a coordenadora..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1229....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Estudantes da FEVRE iniciam aulas em parceria com a UFF

    Cumprido - 17 de Maio de 2019

    Projeto “Todos nas ciências” foi lançado em Volta Redonda, visando desenvolvimento de kits de ciências, usando diferentes tecnologias O Colégio João XXIII, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no Retiro, sediou na manhã desta quinta-feira, dia 16, o lançamento do projeto "Todos nas ciências: criando experimentos didáticos de Física e Química utilizando arduíno" – uma parceria entre a Fevre e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto tem o objetivo de desenvolver kits automatizados de ciências, utilizando tecnologias como Android, Java e Arduíno. “Este projeto que consiste em criar experimentos de física e química com o Arduíno. Os estudantes estão recebendo um treinamento de programação para o desenvolvimento do projeto, que está buscando parcerias da sociedade para melhorar os protótipos que estão sendo desenvolvidos”, explicou o professor da UFF e coordenador do projeto, Rodrigo Amorim. Mateus Regasi Gomes Martins, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental no Colégio João XXIII, participou da primeira aula e elogiou bastante a oportunidade. “Está bem legal o treinamento, o professor, vamos ter instrutores e começar a aprender sobre programação. Vamos melhorar muito com esse projeto”, comentou..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/37-noticias-em-destaque/fevre/12....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Volta Redonda realiza o V Fórum da Educação de Jovens e Adultos e capacita professores

    Cumprido - 17 de Maio de 2019

    Seminário, no auditório da Secretaria de Educação, reuniu cerca de 150 professores, coordenadores de escolas e futuros formandos do EJA A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta quarta-feira, dia 15, o V Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema ‘Habilidades Socioemocionais e o Impacto Cotidiano do EJA’, e a participação de coordenadores de escolas, professores e futuros formandos que estão abraçando a carreira do magistério e vão atuar no EJA. Participaram ainda representantes dos municípios de Pinheiral, Resende, Piraí, Barra do Pirai e Porto Real. Rita Andrade, secretária municipal de Educação, falou da importância da realização do Fórum na capacitação dos professores do EJA do município. “A SME possui 13 escolas municipais que atendem cerca de 1.400 jovens e adultos nesta modalidade de ensino. No Fórum estamos auxiliando na qualificação de nossos profissionais para oportunizar uma melhor educação aos nossos alunos, visando a conclusão do Fundamental, para que estejam preparados para o mercado de trabalho”, disse Rita..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/1216....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Inova Jovem estão com inscrições abertas

    Cumprido - 9 de Maio de 2019

    Objetivo é estimular a autonomia de jovens que sonham em mudar de vida através do empreendedorismo. A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da coordenadoria da Juventude, está com inscrições abertas para o projeto nacional Inova Jovem, onde serão disponibilizadas 50 vagas. O objetivo é estimular a autonomia de jovens entre 15 a 29 anos que sonham em mudar de vida através do empreendedorismo. No curso, que é totalmente gratuito, será ensinado o passo a passo de como montar um plano de negócio com total viabilidade técnica e financeira, baseado na realidade e necessidade de cada um. As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria da Juventude, que fica na Rua Antônio Barreiros, nº 194, no bairro Nossa Senhora das Graças, até o dia 10 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência, NIS (quando tiver) e Declaração do Responsável (para menores de 18 anos). No final do curso, todos receberão certificados..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/73-not%C3%ADcias/coordjuv/1173-i....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Prefeitura de VR realiza I Pré-Fórum sobre Plano Municipal de Educação

    Em andamento - 30 de Março de 2019

    Durante o encontro foi realizado uma ampla análise e reflexão da situação educacional do município Instituições de ensino, órgãos e entidades representativas e a sociedade civil participaram nesse sábado, dia 30, do I Pré-Fórum sobre Plano Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda. Com o objetivo de avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação (PME), o I Pré-Fórum realizou uma ampla análise e reflexão da situação educacional de Volta Redonda..

    https://destaquepopular.com.br/2019/03/30/prefeitura-de-volta-redon....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Servidores de Volta Redonda fazem capacitação sobre elaboração de projetos para captação de recursos

    Cumprido - 27 de Fevereiro de 2019

    Um grupo de servidores de diversas áreas da Prefeitura de Volta Redonda participou na manhã desta quarta-feira, dia 27, de uma capacitação sobre elaboração de projetos para captação de recursos. O curso vai durar dois dias e faz parte uma série de capacitações que serão promovidas neste ano pela Escola de Governo e Gestão do município. Cerca de 40 servidores participaram do curso..

    https://destaquepopular.com.br/2019/02/27/servidores-de-volta-redon....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Concurso Prefeitura de Volta Redonda - RJ: mais de 200 vagas

    Cumprido - 21 de Fevereiro de 2019

    A Prefeitura de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Administração, torna público o edital nº 002/2019 de seu concurso público que irá preencher 223 vagas em diversas áreas e para todos os níveis de escolaridade. O concurso Prefeitura de Volta Redonda - RJ será realizado pela Fundação Educacional de Volta Redonda - FEVRE.argos de nível superior: Médicos em diversas especialidades, Odontólogos em diversas áreas, Administrador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Supervisor Escolar, Educador Físico e Jornalista..

    https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/rj/concurso-prefeitu....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Professores de Volta Redonda aprendem sobre contação de histórias

    Cumprido - 15 de Fevereiro de 2019

    Cerca de 100 profissionais da rede de educação pública de Volta Redonda participaram nesta quinta-feira, dia 14, de duas palestras com o pedagogo, contador de histórias e ator Rodrigo Libânio, no auditório Professora Alba Rangel, na Secretaria Municipal de Educação (SME). Professores representantes da Educação Infantil, Creche e Pré-Escola receberam a capacitação com os temas "As Habilidades do Professor na Hora do Conto" e "A Vida de um Contador de Histórias"..

    https://avozdacidade.com/wp/professores-da-rede-municipal-aprendem-....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos realizará capacitação para estudantes de VR

    Cumprido - 14 de Fevereiro de 2019

    A prefeitura de Volta Redonda fez uma parceria com a empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos, Oracle Academy, para capacitar os alunos da rede municipal de ensino da cidade. Os interessados em participar devem comparecer neste sábado, dia 16, às 09h, no Auditório do Colégio Getúlio Vargas..

    https://destaquepopular.com.br/2019/02/14/empresa-de-tecnologia-e-i....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Ações que visem oferecer educação em tempo integral para 25% dos alunos municipais da educação básica

    Primeira Creche 100% Integral é Inaugurada em Volta Redonda

    Em andamento - 12 de Fevereiro de 2019

    CMEI Maria dos Santos Ribeiro Hygino já está em funcionamento no bairro Vila Rica e vai atender a 200 crianças. Samuca Silva agradeceu o esforço de todos os envolvidos para que a unidade pudesse ser inaugurada. “Estive acompanhando essa obra que estava parada. Para nós, entregar esse espaço funcionando é fundamental, mas também gratificante. A responsabilidade desse governo é não parar a cidade, mesmo com os problemas enfrentados”..

    https://avozdacidade.com/wp/primeira-creche-100-integral-atendera-2....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Primeira creche 100% com tempo integral e inaugurada em Volta Redonda

    Em andamento - 12 de Fevereiro de 2019

    A prefeitura de Volta Redonda inaugurou na manhã de terça-feira (12) a primeira creche em tempo integral da cidade. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria dos Santos Ribeiro Hygino, no bairro Vila Rica, vai atender 200 crianças, de 6 meses a 03 anos, divididas em duas turmas de berçário, três de maternal I, três de maternal II e duas de maternal III..

    https://sulfluminenseonline.com/primeira-creche-100-com-tempo-integ....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Revisão dos horários das creches municipais

    Primeira creche 100% com tempo integral é inaugurada em Volta Redonda

    Em andamento - 12 de Fevereiro de 2019

    “O espaço é muito bom, os profissionais são bem atenciosos. A escola está bem bonita e a estrutura é maravilhosa”. Esse foi o depoimento do metalúrgico Tiago Nicolau de Souza, pai do pequeno Samuel, de dois anos, durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria dos Santos Ribeiro Hygino, no bairro Vila Rica, na manhã desta terça-feira, dia 12. Primeira creche com atendimento em tempo integral para todas as turmas no município, a unidade vai atender 200 crianças, de 6 meses a 3 anos, divididas em duas turmas de berçário, três de maternal I, três de maternal II e duas de maternal III..

    https://sulfluminenseonline.com/primeira-creche-100-com-tempo-integ....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Estruturar o Atendimento Educacional Especializado

    SME realiza capacitação para cuidadores da educação especial

    Em andamento - 4 de Fevereiro de 2019

    A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira, dia 04, uma capacitação para 73 aprovados no processo seletivo para cuidadores da educação especial. A ação, que foi realiza no auditório da UGB, no bairro Aterrado, teve como objetivo dar informações sobre as características e necessidades dos alunos que são atendidos na rede..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/13-noticias-em-destaque/sme/776-....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Escolas já começaram a receber kits e uniformes em Volta Redonda

    Cumprido - 3 de Fevereiro de 2019

    Os mais de 40 mil kits escolares para os alunos da rede pública municipal de ensino de Volta Redonda já se encontram nas escolas para o ano letivo de 2019. Os uniformes também já começaram a serem entregues nas unidades. De acordo com a secretaria municipal de Educação (SME), já estão nas escolas 70% dos kits de uniformes..

    https://avozdacidade.com/wp/escolas-ja-comecaram-a-receber-kits-e-u....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Reforma curricular, administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino

    Secretaria de Educação propõe novos projetos para escola em tempo integral

    Em andamento - 30 de Janeiro de 2019

    O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu nesta quarta-feira, dia 30, com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade e a Diretora da Fundação Beatriz Gama, Claudia Dornelas para propor novos projetos para escola em tempo integral no município. Segundo a secretária de educação, Rita Andrade, essas atividades já existem em Volta Redonda e a ideia da reunião foi para reestruturar e melhorar os atendimentos dos alunos. “Já possuímos esse modelo nas Escolas Municipais Amazonas, Maria Carraro e Mato Grosso. Esse ano a novidade é a inclusão do sistema na Escola Municipal Pernambuco, onde desenvolveremos atividades mais interativas e com muitos benefícios”, explicou Rita..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/imprensa/13-noticias-em-destaque....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    VR abre inscrições para oficinas gratuitas no Centro de Artes e Esportes Unificados do Vila Rica Tiradentes

    Cumprido - 24 de Janeiro de 2019

    A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Cultura, com o apoio das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Esporte e Lazer (Smel) e Fundação Beatriz Gama (FBG), informa que a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do bairro Vila Rica/Tiradentes, está com as matrículas abertas para os cursos gratuitos neste início de ano. As vagas são limitadas para as cinco oficinas..

    https://destaquepopular.com.br/2019/01/24/vr-abre-inscricoes-para-o....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Escolas e creches são preparadas para o ano letivo em Volta Redonda

    Cumprido - 4 de Janeiro de 2019

    O ano letivo de 2019 só começa em fevereiro, mas a Secretaria de Educação de Volta Redonda já está se preparando para receber os alunos. Algumas unidades escolares estão sendo revitalizadas pelas equipes da SME e também da Secretaria de Infraestrutura. Cerca de sete escolas receberão melhorias durante o ano. A secretária de Educação, Rita Andrade destacou que as manutenções nas unidades escolares acontecem durante o ano inteiro..

    https://destaquepopular.com.br/2019/01/04/escolas-e-creches-sao-pre....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Educação de Volta Redonda abre 70 vagas em concurso público

    Cumprido - 3 de Janeiro de 2019

    A Prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas até o próximo dia 9 para o concurso público para o cargo de Auxiliar de Educação Infantil, sob regime estatutário. São 70 vagas, sendo 49 para ampla concorrência, 14 para pessoas negras e 7 para pessoas com deficiência, além de formação de cadastro de reserva. Os candidatos devem ter o Ensino Fundamental completo..

    http://www.focoregional.com.br/Noticia/volta-redonda-abre-70-vagas-....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Prefeitura de Volta Redonda-RJ abre concurso para Auxiliar de Educação Infantil

    Cumprido - 26 de Dezembro de 2018

    Estarão abertas entre os dias 26 de dezembro e 09 de janeiro de 2019 as inscrições para o novo concurso público da Prefeitura de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. A seleção oferece 70 vagas no cargo de Auxiliar de Educação Infantil, que exige ensino fundamental completo. O salário atual do cargo é de R$ 954,00, mais benefícios por jornada mensal de trabalho de 220 horas. Das vagas abertas, 7 serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência e 14 ficam para os candidatos negros..

    https://www.acheconcursos.com.br/concursos-rio-de-janeiro/prefeitur....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Escola de Governo chega aos mil capacitados em outubro

    Cumprido - 26 de Outubro de 2018

    Somente neste mês, serão oitenta horas de treinamento; inscrições para curso de liderança estão abertas até cinco de novembro Escola de Governo e Gestão, implantada em abril de 2017, pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, chega aos mil servidores capacitados até o final de outubro. Para este semestre estão programados mais de 15 cursos e somente este mês serão realizadas mais de 80 horas de treinamento. Nesta semana, foi abordado o tema: “Procedimentos prévios aos contratos da administração pública: licitação, atos de dispensa e inexigibilidade de licitação”..

    https://new.voltaredonda.rj.gov.br/27-noticias-em-destaque/seplag/3....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações efetivas para implantação do Plano de Cargos e Salários

    Samuca Silva recebe nova direção do Sepe

    Cumprido - 27 de Agosto de 2018

    O prefeito Samuca Silva recebeu em seu gabinete na manhã de segunda-feira, dia 27, representantes do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe), incluindo membros da nova direção do sindicato. Acompanhado dos secretários municipais de Administração, Carlos Baía, e de Educação, Rita de Andrade, o prefeito ouviu reivindicações da categoria e conversou sobre soluções para atendê-las. Durante o encontro, foram tratados assuntos como o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos servidores, reajuste salarial, ajuda financeira para estudos, carga horária dos profissionais de educação, entre outros pontos..

    https://diariodovale.com.br/economia/samuca-silva-recebe-nova-direc....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Reestruturar e adquirir equipamento para as unidades de ensino municipais

    Volta Redonda será o primeiro município brasileiro a ter toda a rede municipal escolar com iluminação de LED

    Cumprido - 22 de Junho de 2018

    Carla Mendes, para o Procel Info. Volta Redonda - A cidade de Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro, será a primeira cidade brasileira com todas as escolas da rede municipal com 100% de lâmpadas de LED. A iniciativa faz parte da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Aneel, realizada pela Light, e beneficiará, ao fim do programa, 90 escolas, da creche ao ensino médio, promovendo a melhoria do conforto para aproximadamente 36 mil alunos da rede municipal da cidade do aço..

    http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID={8D1AC2E8-F790-4B7E-8D....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações efetivas para implantação do Plano de Cargos e Salários

    Com assinatura de ata de audiência histórica, o PCCS aos profissionais da educação começa a ser pago.

    Cumprido - 29 de Maio de 2018

    Prefeito Samuca Silva e SEPE assinam ata de audiência histórica em Volta Redonda Depois de mais de 20 anos, documento preparado pela justiça, dá início ao pagamento do PCCS aos profissionais da educação Na sala da Primeira Vara Cível do Fórum de Volta Redonda, na tarde desta terça-feira, dia 29, foi assinado o documento, a partir do que determinou a justiça, com base na proposta feita pelo município de Volta Redonda. Também estavam presentes representantes do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação). A partir da decisão da justiça, terá início o pagamento do PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários). Isso ocorreu depois de quase 22 anos que a lei foi criada e que nunca havia sido discutida na prática a ponto de se concretizar o inicio do enquadramento..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/9-noticia-destaque/4279-prefeito-....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Análise das ações estratégicas do Plano Municipal de Educação

    Encontro Regional sobre Plano Municipal de Educação acontece em Volta Redonda

    Cumprido - 15 de Maio de 2018

    A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda recebeu nesta segunda-feira, dia 14, no Auditório Professora Alba Rangel, no Bairro Niterói, o Encontro Regional de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação. Ao todo, 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram da atividade que teve como principal objetivo avaliar e monitorar os planos municipais de educação, através da Rede de Assistência Técnica, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)..

    https://destaquepopular.com.br/2018/05/15/encontro-regional-sobre-p....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Avaliação das ações das estratégias do Plano Municipal de Educação

    Encontro Regional sobre Plano Municipal de Educação acontece em Volta Redonda

    Cumprido - 15 de Maio de 2018

    Segundo a Secretária de Educação Rita Andrade, é muito importante o acompanhamento contínuo das metas e estratégias estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME). “Os trabalhos pedagógicos são contínuos. E precisamos acompanhar o PME. Essas ações são relevantes para atualizar e principalmente para avaliar o que já está sendo feito. Somos cobrados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e também pelo Ministério Público para cumprir as metas, pois são destinados recursos para a realização desse trabalho”, enfatizou..

    https://destaquepopular.com.br/2018/05/15/encontro-regional-sobre-p....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Idealização do projeto para capacitação de jovens no município

    Coordenadoria da Juventude Expande Projetos em Volta Redonda

    Cumprido - 4 de Janeiro de 2018

    Coordenadoria da Juventude expande projetos em Volta Redonda CoordJuv tem oito projetos de incentivo ao desenvolvimento dos jovens em várias atividades A prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, está expandindo os projetos voltados para crianças e adolescentes para 2018. A CoordJuv, ligado ao Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), tem o objetivo de atender as necessidades dos jovens do município, além de formular, elaborar, gerenciar e acompanhar os programas e projetos em conjuntos com outras secretarias..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/8-noticia/3565-coordenadoria-da-j....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Cidade da Juventude

    Meta: Reestruturação estratégica da Fevre

    FEVRE promove ações de empreendedorismo para os alunos

    Em andamento - 26 de Setembro de 2017

    A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), realizou na tarde desta segunda-feira, dia 25, um workshop sobre empreendedorismo para 26 alunos do Ensino Médio do Colégio Getúlio Vargas. O evento aconteceu no Laboratório de Informática da unidade escolar, das 13h às 16h, e vai até sexta-feira, dia 29. O objetivo é despertar nos estudantes noções básicas de mercado, possibilidades de renda e de desenvolvimento de um negócio próprio..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/fevre/index.php/8-noticias-destaq....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Estruturar o Atendimento Educacional Especializado

    Profissionais são capacitados para o atendimento a autistas

    Em andamento - 5 de Julho de 2017

    Volta Redonda capacita profissionais de Educação para atendimento a autistas Uma capacitação destinada aos professores, orientadores e diretores das unidades educacionais da Secretaria de Educação de Volta Redonda, que desenvolvem o projeto SAP (Sala de Apoio Pedagógico) foi realizada nesta quarta-feira, dia 5. O objetivo é promover uma troca de experiências entre os profissionais que visam um atendimento com qualidade aos alunos com Transtorno do Espectro Autista. O evento, realizado no auditório da secretaria, foi comandado pelos implementadores Roney Andrade e Alzemira Cavalcante..

    http://www.portalvr.com/8-noticia/2778-volta-redonda-capacita-profi....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Análise das ações estratégicas do Plano Municipal de Educação

    Plano Municipal de Educação é aprovado

    Cumprido - 31 de Maio de 2017

    Mais uma conquista para a educação de Volta Redonda: o Plano Municipal de Educação (PME), documento que deverá orientar o Executivo no planejamento da educação no Município nos próximos dez anos, foi aprovado pela Câmara Municipal de Volta Redonda e sancionado pelo Prefeito Samuca Silva..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/sme/component/content/article/8-n....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Implantação de ações para capacitação do servidor público

    Encontro de docentes dos anos iniciais promove troca de experiências e ampliação do conhecimento

    Cumprido - 19 de Maio de 2017

    Aproximadamente 800 profissionais da educação participaram do Encontro de Docentes. Foram momentos de troca de experiências e ampliação de conhecimentos. O encontro aconteceu no dia 18 de maio e reuniu professores, supervisores educacionais e diretores de escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no ICT, no bairro Jardim Amália..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/sme/13-noticias-destaque/665-enco....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Democratização de Acesso à Educação

    Meta: Revisão dos horários das creches municipais

    Dobra o número de vagas em creches municipais, sem abertura de novas creches.

    Em andamento - 28 de Abril de 2017

    Dobra quantidade de crianças em creches de Volta Redonda Até o fim do ano, quatro creches que estavam com as obras paradas serão inauguradas e em 2018 haverá 750 novas vagas Assim que assumiu o governo municipal, Samuca Silva garantiu que a Educação seria uma das prioridades de seu governo. O ingresso ao sistema educacional é uma grande preocupação que vem sendo tratada com atenção extra pela secretária municipal da pasta, Rita de Cássia de Andrade. No início do ano letivo de 2017, Volta Redonda contava com 360 crianças de 0 a 3 anos nas creches municipais. Mesmo sem aumentar o quantitativo de creches, esse número praticamente dobrou: atualmente, 640 crianças de 0 a 3 anos de idade estão nas creches municipais..

    http://www.voltaredonda.rj.gov.br/9-noticia-destaque/2523-dobra-qua....

  • EDUCAÇÃO

    Programa: Educação Básica de Qualidade

    Meta: Ações de viabilização do Concurso público para Educação

    Novos auxiliares de educação infantil são contratos pela Prefeitura

    Cumprido - 28 de Março de 2017

    Este trecho é parte de um conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link do site: https://folhadirigida.com.br/concursos/volta-redonda/prefeitura-de-volta-redonda-rj-2017-auxiliar-de-educacao-infantil ou através ferramentas oferecidas na página. Textos da Folha Dirigida estão protegidos de acordo com seu direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida referência de autoria. Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha Dirigida faz em sua propriedade intelectual..

    https://www.folhadirigida.com.br/concursos/volta-redonda/prefeitura....